HMG e HMG-IDE

Agora é hora de falarmos sobre à Harbour MiniGUI (HMG) e do ambiente de desenvolvimento HMG-IDE

HMG

É a linguagem de programação propriamente dita, ela implementa o modelo semi-oop, e o dialeto é o xBase.

Abaixo vou mostrar um pequeno exemplo de programa que pode ser compilado com a distribuição HMG.

#include "minigui.ch"

Function Main

    DEFINE WINDOW Win_1 ;
        AT 0,0 ;
        WIDTH 400 ;
        HEIGHT 200 ;
        TITLE 'Bem vindo ao Harbour MiniGUI' ;
        MAIN

    END WINDOW

    ACTIVATE WINDOW Win_1

Return

Não devemos nos preocupar em tentar copiar este código e já sair testando, pois não será o método utilizado aqui, iremos desenvolver os aplicativos utilizando a HMG-IDE.

HMG-IDE

HMG-IDEÉ uma distribuição de uma IDE para desenvolvimento das aplicações, ela é baseada em projetos (.HPJ), e nela é bem mais simples, pois o código acima não precisará ser digitado em um arquivo e depois compilado na linha de comando do MS-DOS, nela trabalharemos em uma tela gráfica, onde podemos adicionar componentes e alterar propriedades, a HMG-IDE gerencia o projeto (.HPJ), os formulários (janelas criadas .FMG), os módulos (arquivos de programas .PRG), os recursos (.RC), as imagens utilizadas (.BMP,.ICO), etc. Ela permite abstrair o processo à um nível bem satisfatório, e para criar um executável basta clicar no botão “RUN” e pronto, se não tivermos erros, teremos um aplicativo executável gerado (.EXE).

Mais a frente vou criar um manual de uso da HMG-IDE, um passo a passo de como fazer as coisas, também nas próximas publicações ensinarei a baixar e a instalar os arquivos HMG e HMG-IDE.

13 comentários em “HMG e HMG-IDE

Adicione o seu

  1. Boa noite Daniel, tem um player muito facio de codigo bastante reduzido, já tentei refazer ele, mas nao consigo carrear a parte grafica. Odiretorio de onde voce pode encotrar ele é: HMG3.5/samples/controls/player/player2. O form nao abre, com base nesse tentei fazer outros mas da errado. poderia me dar uma ajuda?

  2. [url=http://acheterpropeciagenerique.webs.com/]propecia[/url],
    [url=http://kaufenpropeciagenerika.webs.com/]generika propecia[/url],
    [url=http://acquistarepropeciagenerico.webs.com/]propecia[/url],
    [url=http://comprarpropeciagenericoes.webs.com/]comprar propecia andorra[/url].

  3. Vou fazer algo aqui que raramente vejo em foruns desta modalidade…
    1) Agradecer ao Paulo Sérgio por dedicar seu tempo em tentar resolver problemas com esta fantástica HMG.

    2) Se alguem souber qual DLL eu usaria(e como) para dentro de um menu da HMG, o mesmo capturar de verdade a ação deste mesmo menu em uma outra estação e assim a cada ação ou nova rotina que se execute dentro deste Menu na estação ele atualize. Tentarei ser mais específico:
    2.1 Dentro do servidor tem um menu(.EXE) que abre todas as opções, digamos de cadastro
    2.2 Em cada estação apenas o atalho deste menu(.EXE)
    2.3 No servidor dentro do menu tem opção MONITORAMENTO DE ESTAÇÕES
    2.4 Ex: usamos aqui apenas 8 terminais, coisa simples, e dentro da rotina MONITORAMENTO… existem 8 botões referentes a cada estação, então, quando o operador clicar em um dos botões o mesmo possa apresentar(pode até ser rotina externa) o status do que realmente está acontecendo dentro do programa nessa estação

    Agradeço a qualquer ajuda
    paix et lucis prosperitás

  4. Caros amigos
    Desculpem-me se este não é o local apropriado para postar essa minha dúvida. Descobri neste mês que havia a possibilidade de utilizar os meus conhecimentos de Clipper (que não são muitos) para fazer aplicativos de banco de dados em Windows com arquivos .dbf.
    Baixei a versao hmg-ide.3.0.28 e depois a 3.0.27 e tive o mesmo problema. Sempre que estou procurando iniciar o meu aprendizado abrindo um novo projeto, o programa sempre me dá a mensagem “nome do projeto ou caminho inválido”. Não consegui passar dessa fase inicial. Deve ser algo que fiz errado. Seguindo orientação na instalação não mudei o caminho sugerido. Testei o nome do projeto como “aula” e mesmo assim não consigo passar adiante. Por favor, se puder me ajudar, gostaria muito de começar o meu aprendizado. Obrigadeço antecipadamente

    1. Caro amigo Paulo Sérgio
      Obrigado pela pronta resposta. Sua sugestão funcionou bem, pois eu havia criado um diretório para projetos com o nome de HMG.PROJECTS. Ao retirar o ponto ficou Ok. Tenho grande expectativas com esse sistema e vou incomodar um pouco… hehehe

      1. Prezado amigo,
        Muintoa anos atraz eu programava em clipper ai no Brasil. Mais como a vida eh voltei para a florida on de moro atualmente. Minha maior expiriencia eh com grande porte. Ums trez meses atraz copiei HMG Minigui Ide e comecei a brincer com ele. Tenho uma applicacao que o usuario escolhe uma opcao do menu que abri uma janela para cadastrar um cliente. Se a opcao for escolhida outravel a applicacao abri outra janela. Quero nao permitir que isto aconteca, Nao sei como nao deixar o usuario nao poder clicar fora a area da janela e abrir outra janela. Help

      2. caro Ricardo F Conde, como vc teve em 2010, eu também estou tendo dificuldades para usar essa HMG IDE agora em 2014, pois dá o mesmo erro. Já tentei trocar os nomes de tudo. Vc pode me passar uma ideia de como o Paulo Sérgio lhe ajudou?
        grato,
        W de Paula (microvolution@hotmail.com)

  5. Então Paulo Sérgio, tive dando uma olhada em outros foruns e sites a respeito da pergunda que fiz anteriormente, e um amigo me passou o seguinte, é só criar no arquivo .MLK um INCLUDE com o caminho do diretório onde vão ficar seus arquivos .FMG, já testei e funciona perfeitamente.

    Atenciosamente,

    Juliano César Cavalieri

  6. Estou trabalhando com os .FMG que crio na IDE e carrego eles no PRG com o LOAD WINDOW. Será que tem uma forma de carregar os FMG com o LOAD WINDOW que estão dentro de uma subpasta?

    Para fins de organizar os arquivos dentro da pasta do sistema pois quando se trabalha com varios FMG e varios PRG, vira aquela confusão.

    Espero contar com a ajuda de vcs.

  7. Migrei quase todos os meu programas clipper para o hmg-ide, e ja estou criando sistemas só com os recursos de telas e algumas linhas de programação. Apanhei um pouco no inicio mas valeu a pena.

    Não tem mais volta para o clipper puro.

    Abraço

  8. Uma pena ela não funcionar como a gente quer, ou como o cliente deseja! Mas é bem bonitinha, e se pode fazer apenas as telas e depois abrir o codigo FMG e dá pra mudar tudo, …até O FMG e mudar para main.prg depois
    e se quer fazer apenas uma “telinha” de agendinha sem muito complexidade ela dá e sobra, agora usar relação pelo codigo, pegar de outro BD, adcionar o codigo dele neste novo form de origem, esperar que ela faça validações…ai já é querer mais! NO entanto…melhor esta do que não ter nada com relação ao clipper.
    abraços

    1. Valeu amigo Paulo Sérgio, demorei pra responder pq geralmente os fóruns que entro ninguem responde e logo d ecara, criam fóruns apenas para aparecerem que sabem alguma coisa, mas qdo a coisa aperta, dizem que não tem tempo para responder, e isso, isso é coisa de “delpfilistas” modinhas e que acham que tudo se resolve com aquela p…de pascal1
      Tenho ainda duvidas mas já migrei tudo para HMG use a 2.95, mais estável! Como um DinoClippeiro dos tempos do computador a vela, a mudarem imediatamente, e uso sim, todos os meus recursos, funções, validações, e principalmente o que levei anos para criar, só que agora com um visual, ops, visual não, um PROGRAMA REALMENTE RÁPIDO E NO WINDOWS, rodando inclusive no Vista e no W7 em rede e com mais de 15 terminais sem dar nenhum vexame. Apanhei mais do que cachorro de rua, mas peguei a manha, é só pensar como clippeiro e precisar de uma LIB(IDE) grafica. Apenas os relatórios eu faço tudo via ou TXT ou CARET, pq o que vem com os exemplos, dão um erro besta Erro/1004 – _addMultidate…ou coisa assim! de Resto…aprenda, se desligue do clipper texto e entre no mundo visual, com a mesma qualidade e segurança que tinhamos no clipper. Agora vc pode olhar os modinhas Delphi por cima, e rir deles…se vingue, faça algo melhor do que eles pegam prontos e venda bem mais barato só pra ferrar com eles e o cliente ver que pode-se ter algo bom e bonito sem gastar uma fortuna!
      Abraços
      paix et lucis prosperitás

  9. Baixei o Editor.Não consigo utiliza-lo.Estou (ansiosamente) a espera de seu manual HMG-IDE.
    Mauricio
    Araguaina-TO-Brasil

Deixe um comentário

Acima ↑