Produzindo programas

Uma grande fatia de pessoas que trabalham com HMG e outras linguagens ao mesmo tempo estão enchendo o mercado, é isso que vejo nos emails e nos bate-papos que participo, foi o tempo que conquistávamos uma vaga de trabalho apenas com o que fazíamos, quantos de nós chegava e dizia “Sou programador Clipper” e já conseguia vender os programas.

Agora a realidade é outra, sabemos outras linguagens e temos o Harbour (HMG) para nos dar apoio quando empregados, quando em desenvolvimento. A realidade é essa, temos uma boa linguagem para recorrer e fazermos coisas que precisamos e que precisam de confiança no que está sendo feito e programar em HMG com o dialeto que dominamos a muito tempo nos dá essa segurança.

Atualmente em todos os meus projetos existe um pouco de HMG envolvido, seja no Venda Fácil que atende a demanda de venda externa, que foi totalmente desenvolvido em Java Android, ou no Telefonia Lights, todos sem exceção acabam recebendo uma boa estrutura dos programas HMG.

Depois que migrei todas minhas bases de dados administradas para MySQL e SQLite, ficou bem mais fácil para mim, e com isso posso trabalhar com PHP, Java Android, AJAX e com minhas aplicações HMG me dando apoio.

Recentemente comecei a produzir um sistema de controle, fazia tempo que não criava algo assim, não “comercial”, pois não pretendo vendê-lo, ele tem sido feito para que minha esposa e eu usemos em um negócio que estamos realizando ultimamente, e isso tem sido bacana, pois tenho levado o HMG ao extremo junto com MySQL e a aplicação tem um resultado gerado que precisa ser entregue para alguns clientes em CD, então existe uma aplicação filho escrita com HMG e SQLite, isso tem sido muito bacana, estou registrando a construção da aplicação, e pretendo compartilhar com vocês em breve. Veja abaixo algumas telas da aplicação:

O sistema Comercial Lights

O sistema Comercial Lights para controle de estoque, financeiro, logística e tomada de decisões, é uma grande aventura onde coloco em prática diversos conceitos que muitas vezes aqui no blog obtive como feedback tratar-se de algo impossível ou inviável, as idéias estão sendo aplicadas e substituídas quando não viáveis.

4 comentários em “Produzindo programas

Adicione o seu

  1. nao encontro nenhuma literatura, sobre o harbou, ou o minigui, sabe em qual livraria posso encontrar. ou nao exise.

    1. Olá Cleber, bem vindo ao blog, realmente está difícil de encontrar literaturas oficiais sobre a linguagem, não produzi nenhuma por falta de interesse da comunidade, que parece ter diminuido bastante.

  2. Companheiro muito bom ver atitudes assim, sei que não é facil programar nada complicado, gostei das telas nunca trabalhei com mysql gostaria de aprender se puder me enviar alguns exemplos agradeço.

Deixe um comentário

Acima ↑