Respondendo Questoes

Nao eh de hoje que vejo perguntas rondando forums, blogs, sites e emails ligados ao HMG, perguntas essas sempre relacionadas a continuidade da linguagem HMG, enfim, eu mesmo ja publiquei sobre a falta de desenvolvimento para a HMG, mas agora posso dizer que isso nao eh verdade.

A versão HMG 3.0.39 ja esta em pleno funcionamento, baixei, instalei e testei meus projetos, o resultado foi 100% de compatibilidade, velocidade no uso, e também correção de pequenos erros, a versão da HMG-IDE também esta ai, um pouco mais melhorada, o que relato eh que nestes últimos meses estamos acompanhando um nova pessoa encabeçando o projeto, diferente daquilo que muitos temiam, “no caso do Roberto Lopez não poder alterar quem o faria?”, esta ai, ja temos suporte de alguém “ajudando” o Roberto diretamente.

Enfim, hoje estou aqui para voltar a escrever para vocês, não esta fácil, pois tenho muito trabalho ultimamente.

Atualmente estou desenvolvendo um projeto grande em PHP no qual o HMG tem dado apoio ao fazer a transição e comunicação de dados entre uma base local e uma base SQL, assim como toda a comunicação do WebServices, o projeto ainda vai alem com o desenvolvimento em Java + SDK Android, para celulares e tablets Android, entao como voces podem perceber trabalho nao esta faltando. Vou tentar relatar parte da experiencia que  estou tendo para o ambiente HMG.


Das minhas experiencias, pretendo explicar como acessar corretamente o SGDB MySQL, criar WebServices com HMG + PHP e tudo o mais que puder dividir com voces, mas ainda tenho duvida sobre:

  • “existem pessoas que ainda nao conseguiram instalar o HMG e gerar algum aplicativo? Ola Mundo! que seja.”;
  • “existem pessoas que nao entenderam como funciona realmente a dupla Harbour MiniGUI?”.

Pronunciem-se abaixo, pois neste caso vou tentar criar um passo a passo, mais bem explicado para fazermos essas tarefas, que para mim pode ser simples, mas que compreendo que podem existir pessoas que ainda nao conseguiram, isso nao eh vergonha, pois sem informacao realmente fica dificil. Aguardo.

Bom…. soh para finalizar, o HMG Oficial continua em pleno desenvolvimento na versao 3 e tambem na versao 4 e aqui na HMG vamos voltar a publicar.

4 comentários em “Respondendo Questoes

Adicione o seu

  1. Que nada, agora vou responder bem rapido heimmm… rs
    Quanto a usarem, nao tem confusao, eu continuo dizendo, usem MySQL, para quem usa HMG o melhor SGDB, por experiencia, eh mesmo o MySQL, se gostam de outro tudo bem.
    Vamos sim fazer um be-a-ba, tenho um programa que esta escrito em HMG e faz a ligacao .CSV para .DBF e dai para MySQL, faz coleta do codigo de barras e tudo o mais, o que acha, este sera um bom exemplo para desmontarmos aqui?
    Aguardo.

    1. Aiiiii, este é o nosso admirável Crociaci( clone do Fábio assunção..hehehe)!
      Realmente, realmente, escrever códigos em HMG é fácil qdo se pega o jeito fiz cada coisa que fico eu memso surpreso como a gente inventa coisas nela. Principalmente se fazendo uso de imagens ou um simples LABEL para sobrepor uma imagem em jpg para que fique igualzinho as telas de uma iP..d, ou Tablets a mil que tem por ai, Adroid então facinho! isso é bom porque se sai da mesmice das telas padrões em que existem a janela principal, depois a barra de ferramentas de botões e os menus, e as telas como se fossem sem graça embora eficientes, só que não esqueçamos que estamos com um produto visual nas mãos e é preciso inovar e ser criativos pq sabemos que o clipper não morreu, mas, ganhou roupa nova e é preciso ter bom, gosto para usa-la combinando com sobriedade e elegância.
      Qto aos malditos SQL´s faça isso sim, pq uma é você ouvir falar que funciona, porém, se existem muitas duvidas e muitos “duvidadores” é porque ainda tem o maledeto do “tecnocracismo” e o “eletismo” em alguns covens(rs) dos antigos cobóis me infantis delphilistas.
      abraços
      paix et lucis prosperitás

  2. Amigo serviço e tanto que você está fazendo, ou vc deve ser muito bom mesmo, ou então, ficou na espera de algo que pudesse justificar sua ausência ou a desistência de muitos da HMG, justament epor não terem apoio nem algo que pudesse ensinar o be-a-bá! E se a demora em até vc voltar e dar novamente seus preciosos conselhos não ajudou muito a segurar estes que um dia viram na HMG o futuro de tudo que era bom e funcional no clipper! Outra coisa também é a confusão que vc faz em dizer uma hora…”usem DBF”, “usem MySQL”, “usem etc..etc…”, um coisa é certa você nunca vai terminar seus programas proque parece que não tem um parâmetro sequencial para cada aplicação!
    Um apena a sua demora, um simples…alô to vivo, já nos daria um alivio, pelo menos aqui no sul isso é sinal de educação, mas você tá perdoado…tá trabalhando demais….
    Obrigado pelo espaço, sei que vai demorar mais 6 meses para responder até lá posso estar com a HMG de outro autor…infelizmente

Deixe um comentário

Acima ↑