Projeto Cadastro no MySQL, criando o projeto – I


Como havia comentado no post anterior, vamos tentar desenvolver juntos de forma prática um programa que faz acesso ao banco de dados MySQL, de forma simples faremos um programa que fará inclusão, alteração e exclusão de dados em uma tabela, e também a recuperação destes dados e exibição em uma grade.

No final deste post você pode baixar o arquivo com o projeto cadastro que criei aqui na minha máquina, em todos os posts vou disponibilizar um arquivo com o projeto atual, assim poderemos fazer a aula e em caso de dúvida baixar e testar o exemplo.

No meu equipamento está instalada a HMG 3.0.39, você pode instalar a mesma aí ou qualquer outra que seja compatível e estável.

Após criar o projeto e terminar este exemplo, você deverá ter os seguintes arquivos na pasta do seu projeto:

Note que existe um arquivo marcado, este arquivo é libmySQL.dll, notamos que depois de criar nosso projeto este arquivo não vai aparecer na nossa pasta, basta localizá-lo dentro da instalação do HMG e copiá-lo para cá, no arquivo que estou disponibilizando para download já existe o arquivo prontinho para usar.

Este arquivo é que faz toda a mágica do programa, dentro dele estará as funções que nos darão total acesso ao MySQL, é importante que ele sempre esteja na pasta do executável dos nossos programas, então é isso mesmo meus amigos, sempre que distribuirmos uma aplicação HMG com acesso ao MySQL precisamos distribuir esta DLL junta.

Como criar o novo projeto?

Abra a sua HMG-IDE e clique no botão NEW PROJECT, conforme a imagem abaixo:

Após clicar no botão NEW PROJECT,  a tela abaixo irá abrir-se:

Nesta janela  NEW PROJECT, vá até a pasta que você criou, neste exemplo CADASTRO e informe o nome CADASTRO para o projeto, conforme a imagem acima.

O projeto será criado e você terá um formulário novinho para você começar a configurar, observe a imagem abaixo:

Vamos configurar nosso formulário igual à imagem acima, em “Form” configure a propriedade “Title” com o texto “Cadastro de Notas”, inclua 3 (três) componentes LABEL e configure a propriedade “Value” com os valores “Nome”, “Nota” e “Busca Nome” respectivamente, inclua 3 (três) componentes TEXT e configure-os a propriedade “name” com os seguintes valores “Text_nome”, “Text_nota” e “Text_busca”, ainda no componente “Text_nota” configure a propriedade “DataType” para o valor “NUMERIC”, inclua 4 (quatro) botões e configure a propriedade “caption” para os valores “Salvar”, “Ignorar”, “Apagar” e “Alterar” e respectivamente a propriedade “name” como “Button_Salvar”, “Button_Ignorar”, “Button_Apagar” e “Button_Alterar”, inclua um componente GRID e configure a propriedade “name” para “Grid_data”, a propriedade “HEADERS” para o valor “{‘Nome’,’Nota’}”, a propriedade “items” para o valor “{ {”,”} }” e por fim a propriedade “Widths” com o valor “{ 170,50 }”.

Tenha muita atenção ao configurar as propriedades do componente GRID, qualquer erro e poderemos ter um erro “array size mismatch. Program Terminated“, ou outro mais difícil de resolver, já vi muitas pessoas desistindo ao deparar com um erro desses e não saber onde está a falha. Se você prestar atenção o componente GRID é um visualizador de vetores, então ela precisa ser configurada para mostrar tal vetor (array).

Notamos que falta um botão “Buscar”, a ausência dele é proposital, pois veremos como fazer a busca sem ele, e depois com ele, particularmente gosto de ter um botão “Busca” em meu projeto, assim fica mais claro para o usuário.
Clique aqui para baixar o CADASTRO.1.rar

Até a próxima.

4 comentários em “Projeto Cadastro no MySQL, criando o projeto – I

Adicione o seu

  1. Um grande ano novo a vc que dedica seu tempo para os malas como eu! não sou cristão por isso não te felicitei pelo evento de vcs na data devida, mas desejar um ótimo e saudável ano novo eu posso! Um grande abraço e que o mestre de cada um olhe coma tenção a todas as suas ações e a todos que o cercam!
    paix et lucis prosperitás

  2. Grande Fábio Assunção!
    Como sempre, fazendo jus a sua capacidade, mas, o que vc precisa entender é que não se trata de aprendizes em programação, eu pelo menos tenho mais de 23 anos e aprendo cada dia, porém, o qu que queria ver aqui é algo do tipo assim:
    1) 9 maquinas (no meu cliente)
    2) uma delas precisa ter instalado o mysql de que forma?
    3) nas maquinas restantes (terminais de venda) eu preciso ter o que para acessar o mysql?
    4) a cada vez que um terminal ou o proprio servidor for entrar na tela principal do sistema precisa de se conectar ao mysql? e qod der queda de energia ou qq quebra de conexão?
    5) e ainda por cima após eu conseguir a conexão com o mysql eu tenho por mania colocar senhas de cada usuario (funcionarios) para acessarem determinadas rotinas de dados, o que funciona, está entendendo a confusão? a cada vez que se fechar um terminal do programa, por ex: ele for fazer outra coisa no word e fechar o programa, precisa de novo se conectar ao servidor do mysql? e se o servidor der pau na hora?
    6) como entender essa dinamica de que não é um DBF que se acessa simples e fácil pelo HMG? que alias, vem funcionando que é uma beleza, todos meus sistemas convertidos(odeio a palavra migrar, parece coisa de passarinho sem noção.rsrs) e rodam rapido e faço uso de tudo dentro do ambiente windows e linux.
    7)Entender que é um SGBD o mysql até ai td bem, o problema está em como “Ver” isso como “vemos” uma tabela em DBF, onde a manutenção é tão simples que criamos aplicativos (viva a HMG por isso) para abrir qq BD a qq hora sem afetar até o andamento do processo nos terminais.

    Resumindo: numa rede eu simplesmente crio um diretório C:\SISTEMA e ali coloco tudo, desde dll´s até funções em java , etc..etc, e nos terminais apenas um atalho.
    Com o mysql eu estaria fazendo exatamente o que? o mysql não vai estgar o mesmo diretorio C:\SISTEMA, isso é lógico, mas então ele apenas abrirá o programa para que eu acesse o DB? estranho para se entender,. vc entendeu as nossas duvidas? existem até já por vc mesmo umas rotinas de brir conexões e quebrando conexões, a gente não quer rotinas nem exemplos de programação, alias nem uso a IDE, quero saber como se faz isso programando o mysql.

    abraços!
    Mais uma vez parabéns, a gente é chato eu sei, mas por isso mesmo estamos há tempos nessa área e os clientes confiam em nós.

    1. Marcos Pereira, depois de quase meia vida, olha aqui o site começando novamente… Bom este final de semana vou postar uma resposta para essa sua dúvida, espero que ainda sirva para alguma coisa, se não servir mais também ficarei feliz, pois sei que você já está usando o MySQL sem problemas. Brincadeira, vamos retomar os projetos aqui, caso queira me envie mensagem pelo email que lá não sumo por meia vida… danielcrocciari@gmail.com

Deixe um comentário

Acima ↑